quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Metas para 2015

     Neste ano pensei em participar do Desafios Literários do Skoob, mas percebi que não sou dê ler um gênero por obrigação. O meu humor dificulta e às vezes facilita o processo de leitura. Então, eu pretendo ler, em 2015, livros que já queria ler mais por algum problema com o tempo e o universo conspirou para que eu deixasse ele esquecido.
     Reparei que neste ano li mais autores do autoras, e tentarei para o próximo ano ler mais autoras. Fui verificar isto depois de ver o vídeo da Juliana Brina do canal e blog O pintassilgo falando sobre "Leitores sem fronteira" onde ela fez apanhado das leituras verificando de onde era o/a escritor(a) e se leu mais escritores ou escritoras. Gostaria de participar deste projeto de leitura, mas acredito que deve ser um projeto a longo prazo (o que quer dizer, que mesmo que começasse a fazê-lo devo estendê-lo para os outros anos). O resultado das minhas leituras de 2014 foi que li mais autores brasileiros, segundo lugar ficaram os japoneses, em terceiro lugar os estadunidenses, em quarto lugar foram os ingleses, em quinto foram franceses. Pretendo continuar a ler autores que gosto, mas também buscar por outros países e autores que não li. Dando mais importância a literatura do Oriente Médio, África, Ásia, Oceania e América Latina que foram pouco lidas neste ano. 

Irei aqui deixar uma amostra dos principais livros que quero ler para 2015:

- "A Família Mumin", de Tove Jansson

- "Peter Pan", de J. M. Barrie

- "Em busca de um homem sensível", de Anaïs Nin

- "Mutações", de Liv Ulmann

-"Comer Animais", Jonathan Safran Foer

-"O Amor nos Tempos de Cólera", de Gabriel García Márquez

-"As boas mulheres da China" de Xinran

-"A moral da ambiguidade", de Simone de Beauvoir

-"Hibisco Roxo", de Chimamanda Ngozi Adichie

- "O Homem revoltado", de Albert Camus

-"O Senhor da Dança" de Chagdud Tulku Rinpoche

-"A senhora da Magia", de Marion Zimmer Bradley

    Quem souber outros autores destes continentes que quero dar prioridade nas leituras, por favor, comente comigo! Adoraria receber sugestões de autores e livros!

   Além destes livros que pretendo ler em 2015, quero participar das leituras do Clube de Leituras Feministas - Bastardas criado por Tatianne, do canal e blog O país das entrelinhasDéa, do blog Biofagia; Olga, do canal Itinerário de pasárgada; e Michelle, do blog In a handful of dust. Será muito bom compartilhar leituras feministas com elas.
   O último projeto de leitura, que farei em 2015, será a leitura de livros relacionados a Penny Dreadful. Pretendia começar a ler os livros ainda neste final de ano, mas acabei deixando para depois.


Espero a todos que 2015 seja um ano de ótimas leituras e de muitas realizações (de leitura e na vida)!

Um comentário:

  1. Tomara que você tenha novas e otimas experiências com as suas leituras de 2015!

    Quanto às sugestões que pediu, te indico o livro A espuma dos dias, de Boris Vian. Ele usa técnicas de narração surrealistas, e desafiar a nossa noção de realidade faz dessa leitura algo bem divertido. Te indico também o livro Walden, de H. D. Thoreau. Este é um bom livro pra quem olha à sua volta e acha que tudo é meio caótico e antinatural.

    Que 2015 seja um otimo ano pra você, e manda ver nas leituras XD.

    ResponderExcluir